O que é ODF ?

27 / Fev / 2018 - 12:29

O QUE É ODF?

OpenDocument format ODF, forma abreviada de OASIS OpenDocument Format for Office Applications, é um formato de arquivo usado para armazenamento e troca de documentos de escritório, como textos, planilhas, bases de dados, desenhos e apresentações. Este formato foi desenvolvido pelo consórcio OASIS e baseia-se na linguagem XML. O ODF é um formato aberto e público e foi aprovado como norma ISO/IEC em 8 de Maio de 2006(ISO/IEC 26300). O ODF foi o primeiro formato de documentos editáveis de escritório a ser aprovado por uma instituição de normalização independente.

O formato ODF foi desenvolvido por uma grande variedade de organizações, sendo possível aceder livremente às respectivas especificações. Isto significa que o ODF pode ser implementado em qualquer sistema, seja ele de código aberto ou não, sem ser necessário efetuar qualquer tipo de pagamento ou estar sujeito a uma licença de uso restrito. O ODF constitui-se como uma alternativa aos formatos de documentação que são propriedade de empresas privadas, sujeitos a licença de uso restrito ou onerosas, permitindo a organizações e indivíduos escolherem o software que mais lhes convém para lidar com os arquivos guardados neste formato. O formato é independente de plataforma e fornecedor tornando-o adequado para a armazenagem de documentos a longo prazo.

Um documento ODF pode ter as seguintes extensões:

.odt para documentos de texto (text)
.ott para documentos de texto modelo (template text)
.ods para planilhas eletrônicas (spreadsheets)
.ots para planilhas eletrônicas – modelo (template spreadsheets)
.odp para apresentações (presentations)
.otp para apresentações- modelo (template presentations)
.odg para desenhos vetoriais (draw)
.otg para desenhos vetoriais – modelo (template draw)
.odf para equações (formulae)
.odb para banco de dados (database)
.odj para documentos mestre (document master)


Em 12 de Maio de 2008, o formato ODF foi oficialmente aprovado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como a norma NBR ISO/IEC 26300:2008. O fato foi comemorado pelos adeptos do software livre, porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor brasileiro, a partir do momento em que uma norma ABNT existe, ela deve passar a ser incorporada nos produtos disponíveis no mercado.


Referencias:
http://www.transparenciaodf.org.br/odf/o-que-e-o-odf
http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenDocument

.